Advogado especialista em Reabilitação Criminal: assim eu me tornei um
Me tornei advogado especialista em Reabilitação Criminal por acreditar que a segunda chance só é de fato verdadeira se o passado não voltar para assombrar aquele que errou…
São quase 10 anos de caminhada na advocacia criminal, mas não me recordo de uma única vez em que tive um cliente que foi absolvido e que ficou 100% feliz com o resultado.
Também não me recordo de algum cliente que teve sua pena totalmente cumprida e que tenha saído desta fase da vida com uma sensação verdadeira de vida nova.
A sensação é de alívio, mas não de felicidade.
O fim de uma pena é sim o fechamento de um ciclo na vida daquele que foi condenado em um processo criminal, porém as marcas que um processo criminal causa são tão profundas que a ferida ainda arde por muito tempo.
Eu trabalhava (ainda trabalho) dia e noite para defender pessoas e, mesmo aquelas que eram absolvidas, ainda assim continuavam a se sentir expostas, discriminadas, deixadas de lado, pois os antecedentes criminais as perseguiam.
Algo precisava ser feito.
Resolvi que a partir dali acharia uma forma de reconstruir a dignidade daqueles que eu já tinha defendido e pra isso eu precisaria de uma borracha para apagar aquela fase horrível da vida deles.
Acabei descobrindo uma ferramenta que poucos conheciam (e usavam) e estava ali o tempo todo escancarada na lei, mas que o sistema não gosta que ninguém saiba, afinal, ressocialização é uma palavra bonita na teoria, mas na prática ela incomoda.
A Reabilitação Criminal é esta ferramenta.
Se está um pouco corrido e você não quer ter o trabalho de ler o post, assista o vídeo aqui em baixo. Mas é bom que você saiba que o assunto do vídeo continua no post, então recomendo que você leia até o final.
Neste post vou te contar minha trajetória até me tornar advogado especialista em Reabilitação Criminal e como estamos conseguindo mudar a vida de pessoas do Brasil todo através dela.
Aqui você vai entender:
- A triste jornada do acusado dentro de um processo criminal
- Porque a visão de longo prazo me tornou advogado especialista em Reabilitação Criminal
- Um escritório moldado para trabalhar a sua Reabilitação Criminal
- Nós por você: é assim que trabalharemos na sua Reabilitação Criminal
A triste jornada do acusado dentro de um processo criminal
Costumo dizer que passar por um processo criminal, seja como réu, vítima ou testemunha é um verdadeiro calvário e gera traumas que serão carregados para a vida toda.
É comum que pessoas que defendi me relatem que sonharam muitas e muitas vezes com o dia da audiência criminal.
São pessoas que se recordam do cheiro da sala do juiz, da temperatura daquele dia, do peso da atmosfera hostil que pairava no ar e do gelado da cadeira que sentaram para serem interrogados.
São lembranças que encravam na alma de quem passou pela experiência mais terrível da vida: ser injustiçado.
Sentar no banco dos réus significa ver o mundo virar as costas para você.
Na maioria dos casos, a família de quem respondeu um processo criminal fica devastada com a situação toda, pois investem toda as economias com a defesa daquele familiar e a ansiedade e a frustração podem romper os laços e criar inimizades.
Neste triste momento o réu vê todo o seu círculo de amizades se dissolver.
Antes do processo, aquelas pessoas que lhe davam tapas nas costas e falavam que estariam lá para tudo que ele precisasse mostram suas verdadeiras faces e evaporam da vida do acusado.
Nem mesmo uma visita no presídio são capazes de fazer, pois tem vergonha de assumirem para o mundo que tem um ente querido preso.
São poucos os que sobram ao lado de quem foi condenado.
E aí vem a sentença.
Justa ou injusta, é a sentença do juiz que dita os próximos capítulos da vida de um acusado em um processo criminal.
Se for absolvido, os anos que o indivíduo passou trancafiado não são devolvidos e mesmo que haja uma indenização do Estado pelo erro cometido, este valor não repara nem sequer uma noite dormindo no chão frio da cela.
Se for condenado, ainda existe um caminho a percorrer, uma pena a ser paga ao Estado. São dias intermináveis até que finalmente a luz do sol pode ser vista novamente sem o enquadramento das grades de uma prisão.
Existe um alívio momentâneo de poder sentir o ar puro da liberdade, mas quando a vida volta ao normal – e volta bem rápido – o peso da realidade assusta.
Se você gosta de filmes como eu já deve ter assistido algum que fale de desastre natural.
Sabe aqueles de furacão, tsunami, meteoro que cai na terra? Então…
No final do filme, quando o mocinho e a mocinha estão à salvo, sempre há uma cena que mostra uma devastação ao redor. Cidades reduzidas a ruínas, lixo espalhado, incêndios sendo apagados…
Para mim esta cena é o que representa a vida após o cárcere.
Encerrada a pena, aquele indivíduo terá que reconstruir a própria vida, mas estará anos atrasado no mercado por ter ficado atrás dos muros frios da prisão.
É como disputar uma corrida estando voltas atrasado em comparação aos adversários.
À cada porta que se bate pedindo uma oportunidade de trabalhar, fica mais claro que a ressocialização é uma mentira que contaram ao mundo para justificar a crueldade da prisão.
Os antecedentes criminais são como uma bandeira negra sobre a cabeça do indivíduo que se não forem apagados permanecerão assombrando e impedindo que a vida flua de verdade.
É uma jornada triste, muitas vezes solitária, que só acaba quando os antecedentes criminais são reabilitados.
Porque a visão de longo prazo me tornou advogado especialista em Reabilitação Criminal
Por acompanhar diariamente esta jornada de quem é acusado em um processo criminal, percebi que não era suficiente apenas exercer uma defesa de excelência e tirar meus clientes da cadeia.
Se eu não conseguisse ajudá-los a reestruturar a própria vida depois que o furacão passasse, a minha missão teria sido em vão.
Afinal de contas, muitos poderiam entender como um “sinal” de que deveriam continuar na criminalidade e aí outras pessoas sofreriam também.
Por isso busquei uma forma de fazer com que o passado dos meus clientes fosse esquecido, apagado, zerado e que o fim da pena fosse um ponto final e não um ponto e vírgula.
Ao vasculhar as entranhas da lei descobri que existia uma forma já prevista há muito tempo de tornar sigiloso todo e qualquer registro criminal de um processo.
Estava lá, todo tempo, entalhado na letra da lei, a Reabilitação Criminal.
Embora a Reabilitação Criminal à princípio pareça algo simples, pois teoricamente bastaria preencher alguns requisitos para ter direito, na prática a teoria é outra e por vezes vi o Ministério Público impedir o sonho de uma vida nova aos meus clientes.
A cada luta processual que travava para mostrar aos juízes que meus clientes mereciam ter o passado esquecido, enriquecia meu arsenal de argumentos e fui criando maneiras de minimizar o risco de ter o pedido indeferido.
A cada derrota acumulava mais experiência e a cada vitória tinha mais certeza de que estava desenvolvendo um método.
Por se tratar de um processo judicial e considerando que no Brasil o judiciário é uma verdadeira loteria, ter experiência no assunto é crucial para que o advogado evite cair em armadilhas e perder o caso.
Hoje não sou só um advogado criminalista que defende pessoas do peso da acusação do Estado, mas um advogado criminalista que defende pessoas e pensa também no futuro delas.
Me tornar advogado especialista em Reabilitação Criminal mostrou que é necessário ter uma visão de longo prazo e que num processo criminal tem muito mais em jogo além da liberdade.
Um escritório moldado para trabalhar a sua Reabilitação Criminal
Minha luta pela liberdade alheia já está prestes a alcançar os 10 anos, mas só se encheu de mais brilho e propósito depois que me tornei advogado especialista em Reabilitação Criminal.
Mas ainda assim era preciso pensar uma estrutura que fosse preparada para enfrentar esta nova etapa do combate, que eu costumo chamar carinhosamente de “pós-guerra”.
Não era justo que um serviço tão importante fosse prestado apenas para as pessoas do Vale do Paraíba, aqui no interior de São Paulo, que é a região do meu escritório físico.
Se tornou necessário expandir, afinal existem pessoas do Brasil todo que merecem viver uma extraordinária vida nova após o encerramento de seu processo criminal.
O escritório físico limita o advogado.
Aí veio a pandemia, que, apesar de todo o sofrimento causado, também trouxe uma rápida evolução no meio digital.
Esta era a oportunidade de ajudar ainda mais pessoas com a Reabilitação Criminal.
Foi neste momento que nasceu o escritório Galvão & Godoy Advogados, do qual sou sócio fundador.
Nosso escritório foi concebido para fazer uma advocacia diferente do que as pessoas estão acostumadas.
Nós pensamos na melhor experiência do cliente e buscamos sempre melhorar nossos procedimentos para atender quem precisa de nós.
Para resolver a questão da limitação física, nos lançamos no meio digital e estruturamos um escritório híbrido, isto é, um pouco físico e um pouco digital, com o cuidado de oferecer excelência seja em qual modalidade o cliente optar.
Estruturamos nossa sede física aqui na cidade de Guaratinguetá-SP (ao lado de Aparecida-SP) no Vale do Paraíba (interior de São Paulo) mas também construímos um escritório digital ágil, potente e de qualidade para alcançarmos o Brasil todo.
Tudo foi planejado para facilitar a jornada do cliente conosco.
Entendemos que o cliente estava cansado de ter que pegar o carro, gastar gasolina (que está bem cara, por sinal), dirigir até o nosso escritório só para saber como está o processo ou falar conosco.
Hoje nosso atendimento acontece principalmente através do whatsapp e o cliente fala diretamente com a nossa equipe, que dá um suporte humanizado e personalizado.
Entendemos também que aquela papelada toda dos processos só causava dano ao meio ambiente e também obrigava o cliente ter que ir até a sede do escritório para assiná-los ou entregá-los.
Chega disso.
Agora nós contamos com um aplicativo que permite a assinatura de qualquer documento na tela do celular e que conta com registro de metadados que traz ainda mais segurança jurídica do que uma mera assinatura.
Se você usa o Uber, come do IFood, faz pagamentos através dos bancos digitais, por qual motivo seu advogado ainda precisa ser aquele “doutor” engomadinho atrás de uma mesa pomposa?
Também estávamos cansados de atender pessoas que reclamavam de outros colegas que não davam informações sobre os processos.
Nossa filosofia é de que o processo é do cliente e não do advogado.
Entendemos que quem participa de um processo judicial (principalmente um criminal) sofre com a angústia da incerteza de uma sentença e por isso passamos relatórios periódicos sobre os processos aos clientes.
Nós ensinamos o cliente acompanhar em tempo real o processo para que ele saiba tudo que está sendo feito com a causa.
Aqui trabalhamos de forma absolutamente transparente. A verdade é nosso pilar principal.
Não é atoa que contamos com uma avaliação 5 estrelas do Google com inúmeros relatos de clientes do Brasil todo que contaram com nosso auxílio e ficaram extremamente satisfeitos.
São, na verdade, amigos que fizemos e que sabem que aqui na GG Advogados tem um time de elite preparado para dar o sangue pelo direito alheio.
Mas existem ainda os clientes tradicionais, que não estão acostumados com o meio digital, por isso temos uma sede confortável e preparada para receber quem quer tomar um café aqui em Guaratinguetá conosco.
Inovamos, rompemos barreiras e agora conseguimos ajudar pessoas daqui e de todo o Brasil, sem que elas saiam de casa, a mudar completamente de vida e dar um basta na discriminação que sofriam. Esta é nossa revolução.
Nós por você: é assim que trabalharemos a sua Reabilitação Criminal
Se você leu até aqui já deu pra entender a jornada que enfrentei para me tornar um advogado especialista em Reabilitação Criminal.
Você percebeu o valor que damos não só para a defesa no processo criminal em si, mas também para a restruturação da vida de quem confia a nós a luta pela liberdade.
Se você acha que preenche os requisitos para a Reabilitação Criminal pode ser que esteja curioso para saber qual o procedimento que nós adotamos aqui no escritório para lutar para apagar seus antecedentes, não é?
(Se você ainda não sabe se preenche os requisitos clica aqui pra acessar um Guia Completo)
Então fique tranquilo que eu vou te explicar agora como nós vamos trabalhar a sua Reabilitação Criminal, vamos lá:
Você entra em contato conosco através do whatsapp disponível aqui no site e teremos o imenso prazer de conversar a respeito do seu caso para entender melhor a situação e te passar um orçamento para apagar seus antecedentes criminais.
Este primeiro contato é gratuito e não é uma consulta jurídica, por isso não se preocupe pois nada será cobrado de você nesta primeira etapa.
Nós vamos desenhar a melhor estratégia para conseguir sua Reabilitação Criminal no menor tempo possível e com a maior chance de ganhar e, para isso, vamos te solicitar uma lista de documentos para comprovar ao juiz que você tem direito.
Com os documentos reunidos, vamos dar entrada na sua Reabilitação Criminal e fiscalizar constantemente para que o processo não trave e você fique meses esperando uma decisão.
Muitos juízes entendem que é obrigatório levar ao Tribunal de Justiça a decisão para uma segunda opinião – chamam isso de remessa necessária – então caso a Reabilitação Criminal seja autorizada, ainda assim o Tribunal precisará dar um “ok” final.
Assim, quando não couber mais nenhum recurso, o juiz vai emitir os ofícios para determinar que o processo seja colocado em sigilo e a partir daí você estará livre daquelas marcas que há tanto tempo te assombram.
A Reabilitação Criminal não é algo simples, mas é a última etapa que você precisa enfrentar para finalmente viver uma nova vida totalmente livre das sombras e feridas que o processo criminal deixou.
Bom, espero que entender minha trajetória até aqui tenha te ajudado a perceber a importância desta ferramenta.
Se ainda ficou com alguma dúvida ou está passando por esta situação e gostaria de conversar com um advogado especialista em Reabilitação Criminal, estou a disposição para falar no whatsapp.
E, ah! Se você conhece alguém que está passando por isso e não sabe o que fazer manda pra ele(a) este artigo no WhatsApp pois vai ajudar.
Estamos juntos e até a próxima!
Formado na Universidade Salesiana de Lorena-SP em 2015 e Pós Graduado em Processo Penal pela Faculdade Damásio de Jesus em 2018, o Dr. Felipe Galvão exerce a advocacia criminal há mais de 5 anos e acredita que aquele que procura um advogado criminalista busca não só um profissional, mas sim um guardião do seu direito a liberdade e por isso luta para garantir a aplicação da Justiça nos casos que atua.